“Nossa, eu já tinha ouvido falar em reserva de emergência, agora reserva de oportunidade, o que é isso? ”
Muito bem, é muito bom conhecer novos conceitos e principalmente entender como colocá-los em prática, então vamos lá:
A Reserva de Emergência, como o próprio nome já diz, é para situações emergenciais, ou seja, funciona como um mecanismo de segurança para o caso de imprevistos financeiros e no orçamento. Exemplo: Emergências médicas, perda de emprego, etc.
Muitas pessoas nos perguntam qual o valor que deve ter para esta reserva e onde deve mantê-la. Bom, quanto ao valor isso é bem particular de cada um, entretanto podemos pensar em pelo menos 6 meses de seu custo mensal, ou seja, quanto você costuma ter de gastos no mês multiplicado por 6. Nós, no entanto, entendemos que este é o mínimo inclusive para começar a pensar em investir, entendemos que um valor que traria mais conforto seria pelo menos 12 vezes seu custo, e por que? Basta olharmos o cenário da pandemia que atravessamos onde muitas pessoas perderam sua principal fonte de renda e muitas ficaram sem as mesmas por aproximadamente 1 ano.
A ideia é que ela esteja alocada em um ativo seguro e com liquidez, um bom exemplo são os títulos do Tesouro, mais especificamente o Tesouro Selic, mas claro que existem outras opções como fundos de renda fixa com liquidez D+0.
Muito bom, está claro para mim o que é reserva de emergência, para que serve e quais são as formas de colocá-la, agora, o que é a Reserva de Oportunidade?
A Reserva de Oportunidade é uma quantia que uma pessoa pode dispor para aproveitar oportunidades quando elas aparecerem. Pode ser utilizada tanto em ocasiões da vida quanto para aproveitar determinadas alternativas do mercado financeiro.
Já imaginou poder comprar algo que deseje e ver alguém querendo vender por um preço muito bom? Está aí um exemplo de uma oportunidade a ser aproveitada. Ou mesmo surge uma oportunidade de comprar algo à vista com um belo desconto (desconto de verdade!!! Não caia na pegadinha das lojas, pesquise antes), ou mesmo pode comprar uma ação de uma excelente empresa que por uma situação do mercado financeiro caiu a valores bem atrativos abrindo uma bela oportunidade de comprar um ativo descontado e aumentar seu portfólio financeiro.
Então estão aí os motivos pelo que entendemos que deve haver uma reserva de oportunidade. Ah! E onde alocar? Segue a mesma ideia da reserva de emergência, ou seja, em ativos de baixo risco com liquidez.
Em resumo, a Reserva de Emergência são para aqueles momentos de Urgência Pessoal e, a Reserva de Oportunidade são para aproveitar as Oportunidades que surgem no nosso dia a dia.